Sábado, 24 de maio de 2014

MAURO PERALTA

Presidente do Sindicato dos Médicos de Petrópolis

        Ala Padre Quinha      

Na última quarta-feira dia 21 de maio participamos como convidados a inauguração de uma nova ala no Hospital Clinico de Correas.

Com investimento superior a cento e sessenta mil reais, foram reformadas enfermarias para atendimento de pacientes excepcionais. Aqueles mesmos que foram transferidos da Clinica Pinto Duarte há 14 anos.

Todas as novas unidades contam com piso em porcelanato, televisões de tela plana em todos os quartos, corrimões nos corredores, banheiros adaptados e todo o conforto necessário para quem tanto merece. O mais importante é que isso tudo foi feito numa ala para atendimento do SUS.

E como sabemos, o pagamento efetuado pelo município jamais cobrirá o investimento ali realizado. Nada mais justo que o nome escolhido seja o do padre Jose Carlos de Medeiros, cujo comportamento de santo, que fazia o bem sem olhar a quem e principalmente para os mais pobres, os excluídos dos excluídos.

Tivemos a presença dos irmãos do querido Padre Quinha e do Padre Raphael, atual vigário da caridade que fez a benção das instalações. Mais feliz que as crianças que serão transferidas para a nova ala, mais satisfeitos que os parentes das mesmas encontramos os diretores do Hospital, Sr. Alexandre Pessurno e o Dr. Marco Paulo Viana Cordeiro, diretor médico e que pode ser encontrado todos os dias e todas as horas no seu Hospital Clinico de Correas.

Os presentes tiveram ainda a oportunidade de visitarem a nova lavanderia do estabelecimento de saúde, o novo CTI,  e unidade intermediária que minoraram em muito os gravíssimos problemas de internação em nossa cidade, principalmente após o fechamento da Casa da Providencia.

Visitamos também a ala toda reformada de pacientes da UNIMED. Foi ainda informada pela direção que serão construídos novos leitos de CTI em investimento com recursos próprios. Num momento de caos no atendimento de saúde, com UPAs, sem médicos, ambulatórios sem profissionais, remuneração indigna dos procedimentos cobertos pelo Sistema Único de Saúde.

É com intensa satisfação que recebemos a noticia dos investimentos e das melhorias efetuadas no Hospital Clinico de Correas que em pouco tempo será o Hospital dos Distritos e de cidades próximas. Tomamos ainda conhecimento que em breve haverá novas três salas cirúrgicas para atendimentos aos petropolitanos.

É com grande orgulho que tenho o prazer que cumprimentamos o conterrâneo Marcos Paulo Viana Cordeiro, que embora tenha nascido no Rio de Janeiro é cidadão petropolitano por indicação do então vereador Wanderley Taboada.

Dr. Marcos Paulo formado na Universidade Severino Sombra em 1972, é medico pneumologista e clinico, tendo atuado na direção geral do antigo INAMPS, e já foi presidente da Sindicato dos Hospitais, além de fundador do Sindicato Serrano. Membro da Sociedade Médica de Petrópolis.

Ao médico empreendedor, petropolitano por escolha e além de tudo ser humano na cepção da palavra, nossos sinceros agradecimentos. Muito, muito obrigado. Sonhar e trabalhar para melhorar sempre é possível.